quinta-feira, novembro 23, 2006

É Massa!


Bom, depois de muito tempo sem postar receita alguma (sem tempo), aqui estou de volta tentando recuperar o tempo perdido. Essa semana quero falar sobre massa de macarrão, com receitas desde a confecção da massa e até o prato pronto. Espero que gostem. Um abraço e até outra vez.
Massa de Macarrão
Ingredientes:
500g. de farinha de trigo especial;
05 gemas;
Sal a gosto;
Água a gosto para dar o ponto.
Modo de preparo:
Em uma superfície lisa, faça um montinho com a massa e abra um buraco no meio. Coloque as gemas, um pouco de sal e misture muito bem. Acrescente água (o suficiente para a massa desgrudar da mão). Deixe descansar por meia hora. Polvihe farinha de trigo sob a superfície lisa e abra a massa com um rolo de macarrão (se não tiver, um casco de cerveja também serve), abra até ficar bem fina, em seguida corte um quadrado de mais ou menos 20cm de lado e corte como preferir, se para lasanha, corte retângulos compridos com mais ou menos 5cm de largura, para o caneloni, corte a massa em 4 partes iguais e para espaguete, enrole o quadrado como um rocambole (não esqueça de polvilhar farinha sobre a massa) e corte em tiras da grossura que desejar. Espalhe a massa pronta sob a superfície lisa para secar, em seguida acondicione em sacos plásticos e guarde para o uso. Se preferir, faça o pré-cozimento da massa colocando em água fervente, por 3 minutos, escorra e acondicione em embalagens plásticas e guarde na geladeira.
Dica:
Na hora de cozinhar, coloque muita água, mais ou menos 1 litro para cada 100g, coloque um pouco de sal e 1 tablete de caldo de galinha/carne para cada 3 litros de água.

Nenhum comentário: