segunda-feira, maio 15, 2006

Rigatoni


Ingredientes:





01 pacote de macarrão rigatoni grande;
300g. de queijo mussarela em tiras;
200g. de presunto em fatias;
200g. de carne moída;
02 colheres das de sopa de óleo de girassol;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho vermelho:

03 colheres das de sopa de extrato de tomate;
01 tablete de caldo de galinha;
02 colheres das de sopa de óleo de girassol;
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
01 colher das de sopa de catchup;
03 dentes de alho espremidos;
01 cebola pequena ralada.

Molho branco:

02 chávenas de leite;
02 colheres das de sopa de farinha de trigo;
Sal, noz moscada e cebolinha picada a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe a massa como de costume até ficar al dente e reserve. Numa panela, refogue a cebola, o alho e o caldo de galinha. Quando dissolver o caldo, acrescente o extrato de tomate e mexa bem. Junte 02 chávenas de água mineral e misture até ficar homogêneo. Adicione o catchup, mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando ferver, retire a espuma que se forma com a ajuda de uma escumadeira. Quando engrossar, retire do fogo e reserve. Tempere a carne moída com sal e pimenta-do-reino e frite em outra panela até ficar ao ponto. Reserve.
Agora vem a parte chata, mas é o que confere o gosto extraordinário à massa. Pegue a massa reservada e a mussarela em tiras e coloque uma tirinha de mussarela dentro de cada rigatoni. Pegue uma assadeira grande e unte com o molho de tomate. Coloque uma camada de macarrão, seguida pelo molho, o presunto e a carne moída e o molho. Vá alternando as camadas até cobrir a assadeira. Pré-aqueça o forno à temperatura média e aguarde.
Agora o molho branco. numa panela pequena, coloque o leite e vá engrossando com a farinha de trigo (mais ou menos 02 colheres das de sopa) a seu gosto. Acerte o sal e rale noz-moscada (pouca) . Polvilhe com a cebolinha picada e despeje por cima da massa.
Leve ao forno por até ferver o molho vermelho e branco.
Dica:
Esse prato é o meu favorito, a Dona Rose, minha mãe, faz desde muito tempo atrás (a melhor cozinheira que eu já vi). Se você quiser pode trocar a massa por lazanha e a mussarela em tiras por fatias, mas não conta pra ela, nem pra mim. Abraço a todos.

Um comentário:

Flavoca disse...

Esse eu ja comi muito. Gente eh muito bom mesmo! Eh inesquecivel.Tem gosto de aniversario do Roia !