segunda-feira, julho 31, 2006

Lombo à Mineira



Pratos regionais além de serem fáceis e saborosos, nos acrescentam em cultura, afinal, esse país é gigante e cheio de costumes e pratos peculiares de cada estado. Inaugurando essa etapa do blog, resolvi postar esse Lombo à Mineira. Estado que tanto tem em comum com o Estado de Goiás e, por ser o estado natal de minha mãe, é mais um lugar onde me sinto à vontade.

Ingredientes:

Uma receita do Melhor Arroz do Mundo (postado aqui no blog);

Tutu de Feijão;

Banana à Milanesa;

01 maço de couve;

03 dentes de alho espremidos;

500g. de lombo suíno cortado em bifes grossos;

1/2 abacaxi em rodelas;

01 cebola média cortada em rodelas;

Manteiga, sal, limão, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.

Modo de Preparo:

Para o tutu:

Cozinhe 300g. de feijão como de costume e reserve. Pegue uma cebola média e pique bem. refogue a cebola, escorra o fejão, amasse bem, acrescente 1/2 litro de água quente com um tablete de caldo de bacon dissolvido e coloque na panela com a cebola refogada. Misture bem, acerte o sal, coloque cebolinha verde picada, deixe ferver e vá adicionando farinha de mandioca até virar um pirão, se você gostar de um tutu mais espesso, coloque mais farinha. Pronto.

Banana à Milanesa:

Pegue 6 bananas nanica descasque e reserve. Quebre 2 ovos em um prato fundo e bata ligeiramente com um garfo. Coloque uma chávena de farinha de trigo em um prato e uma chávena de farinha de rosca em outro. Passe as bananas na farinha de trigo até que esteja completamente envoltas na farinha. Bata as bananas com a mão para retirar o excesso de farinha e, em seguida passe as bananas (uma a uma) no ovo retire o excesso e passe pela farinha de rosca. Certifique-se que a farinha de rosca encobriu toda a banana. Esquente o óleo e, quando estiver bem quente, frite as bananas, duas de cada vez, quando estiverem douradas, retire do óleo e coloque sobre um papel toalha. Pronto.

Couve Refogada:

Lave as folhas de couve uma a uma. Enrole-as e pique bem fino. Separe a couve picada com as mãos para não enrolar. Coloque manteiga em uma panela e refogue o alho, coloque sal e passe a couve pela panela até murchar. Pronto.

O Lombo.

Tempere o lombo com o limão, o sal e a pimenta do reino e coloque em uma panela com manteiga derretida. Passe os bifes até ficarem no seu gosto. Coloque as cebolas em rodelas para dar um gostinho e, quando estiverem quase prontos, coloque uma rodela de abacaxi em cima de cada bife. Deixe esquentar um pouco, transfira para uma panela e salpique um pouco de cebolinha verde por cima. Sirva com o arroz, o tutu, a couve refogada e a banana. Delícia.

Um comentário:

Anônimo disse...

best regards, nice info
»